"O aprendizado de valores: base para a formação do cidadão."
ANO DE 2011
TÍTULO: Saber Viver- Construindo valores para a vida
PÚBLICO ALVO: Alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º ao 5º Ano)
DURAÇÃO: Ano letivo de 2011
JUSTIFICATIVA:
Educar! Tarefa das mais difíceis! Como se preparar na vida e para a vida? Todo ser humano tem suas crenças e com base nelas seus pensamentos e sentimentos, que culminam nas atitudes.
Acredita-se numa sociedade mais humana e justa, sem preconceitos, em que os cidadãos atuem compromissados com o bem comum.
A escola se tornaria vazia e ineficiente se, se omitisse de resgatar certos valores "adormecidos" na consciência humana. Por esse motivo, torna-se essencial refletir o mundo atual, fortalecer e renovar as "crenças", inserindo no processo educacional valores que possibilitem a formação integral de nossos alunos.
A escola é um espaço social privilegiado nas construções do conhecimento e ela precisa trabalhar com o conhecimento científico, histórico e humano. Não há como crescer no cognitivo se não houver a relação entre as pessoas, se não houver a necessidade ou um desafio, ou ainda, uma problematização a ser resolvida. E é na relação que os valores tornam-se relevantes.
Desde a Educação Infantil, os verdadeiros valores precisam ser abordados. Não no sentido da imposição, mas no da construção! É na infância que a personalidade das pessoas se estrutura. Nessa fase, a criança recebe toda uma bagagem e depois ela já começa a interiorizar o que quer ou não quer para si. O que o ser humano recebe de significativo nessa faixa etária ele levará para a vida toda! Toda pessoa está em processo de constante aprendizagem, porém, ela será um ser privilegiado e mais seguro se a bagagem de conhecimento for de soma, ano a ano, em sua existência.
Trabalhar valores é algo que não é visível e imediato. Ninguém viu um átomo, assim como ninguém viu a alma e, no entanto, as grandes energias estão presentes; às vezes nas menores partículas. Os valores se constroem no convívio com o outro, nas ações do dia-a-dia, e, nós, Educadores, precisamos, além de dedicar a atenção a determinados valores no momento e na hora certa, assumir esse compromisso com o coração e com a ação. É fundamental planejarmos atividades específicas para refletir junto aos alunos sobre o comportamento humano, sem apontar o defeito do outro, e oportunizarmos que cada um se "olhe" e se expresse, trazendo exemplos de situações vividas para uma discussão. Isso é agir em prol do bem-comum, é papel que cabe a cada um de nós. Esse diferencial do positivo na formação do cidadão é comprometimento com o social. Temos de fazer valer cada gesto e palavra nossa, lembrando que somos Educadores.
Por acreditarmos numa sociedade mais humana e justa, sem preconceitos, na qual os cidadãos atuam compromissados com o bem-estar de todos, propomos o projeto “Saber Viver - Construindo valores para a vida”, onde no dia a dia, através das atividades planejadas pelo professor e as ocasiões que surgirem no convívio com o outro exploraremos valores indispensáveis na formação humana do indivíduo.
OBJETIVOS:
Compromissar-se com a filosofia de nossa escola, conhecendo e vivenciando os valores estabelecidos na proposta pedagógica.
Propiciar o desenvolvimento de virtudes indispensáveis à formação humana.
Intensificar o trabalho de valores, consciente do papel social da escola, de modo a oportunizar as reflexões e atitudes que visam ao bem-estar dos cidadãos e o fortalecimento da autonomia dos homens.
Sensibilizar os alunos em relação à importância da boa convivência para criar um ambiente agradável na Escola e em especial na sala de aula.
Compreender a necessidade de conviver com as pessoas, no âmbito escolar adotando atitudes de respeito pelas diferenças.
Desenvolver reflexões sobre ações corriqueiras.
Melhorar a disciplina na sala criando regras de convivência e dinâmicas para perceberem algumas atitudes que causam indisciplina.
PROCEDIMENTOS
• Os valores a serem trabalhados deverão atravessar as áreas de conhecimento. O professor deverá estar atento aos melhores momentos para tratar deste assunto. Poderão ser ocasiões imprevistas – como uma notícia no jornal ou uma briga no recreio, que mobilizem os alunos – ou ocasiões criadas pela sensibilidade do professor.
• Levar ao conhecimento das crianças a Filosofia e os valores estabelecidos em destaque em nossa Proposta Pedagógica.
• Trabalhar literaturas sobre os temas em questão.
• Selecionar canções coerentes com as temáticas.
• Explorar a música tema do projeto: “Saber Viver- Titãs”
• Organizar murais sobre os valores a serem abordados em cada mês.
• Incentivar e proporcionar a leitura e a produção de textos com o valor em questão.
• Realizar dinâmicas de grupos que favoreçam essas reflexões, como por exemplo, o Jogo das virtudes elaborado por Selma Said em seu livro "Meu Coração Perguntou", Ed. Vozes.
• Lançar o desafio de criarem um “logotipo” para nosso projeto- Concurso, para confeccionarmos a camiseta do projeto.
• Leitura de textos informativos e fábulas envolvendo os valores trabalhados.
• Atividades referentes ao temas trabalhados, como: cruzadinhas, desenhos, produções textuais, interpretações, etc.
• Conversas informais – aproveitando acontecimentos do dia-a-dia.
• Relatos de experiências – atitudes de ajuda ao próximo.
• Confeccionar Dicionário dos Valores – Montar um livrinho registrando o valor e o significado dele encontrado no dicionário.
• Identificar, registrar e praticar outros valores, que adicionaremos às atividades e ao nosso dicionário.
• Registrar semanalmente os erros, acertos e mudanças ocorridas.
Seguir o cronograma:
FEVEREIRO: Convivência e regras
MARÇO: Respeito e cooperação
ABRIL: Responsabilidade e Carinho
MAIO: Solidariedade e amor
JUNHO: Generosidade e honestidade
JULHO: Amizade
AGOSTO: Humildade e gentileza
SETEMBRO:Justiça e união
OUTUBRO: Alegria e criatividade
NOVEMBRO: Igualdade e esperança
DEZEMBRO: Fé e paz
Os valores acima mencionados foram escolhidos, tendo como base a pesquisa de opinião realizada pela escola em 2010 quando se questionou sobre quais valores considerava-se importante ser trabalhado em nossa escola. Acrescentamos que além dos valores seguidos no cronograma, tantos outros surgirão, pois o mesmo é flexível e construir cada “valor” em nosso interior é um “ir” e “vir” constante de reflexões.
AVALIAÇÃO
• Avaliar semanalmente a evolução do projeto com as turmas, verificar se houve progressos, se não houve quais os motivos.
• Avaliação mensal do projeto pelos professores envolvidos, tomando as medidas cabíveis para o sucesso do projeto.
“Eduquem os meninos e não será preciso castigar os homens” Pitágoras
" O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser ESPECIALISTAS EM AMOR: intérpretes de sonhos." ( Rubem Alves )
Bem Vindos!!!!
Esse Blog tem o objetivo de compartilhar experiências, atividades, sugestões.....
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Oi Grazi!
ResponderExcluirFicamos muito felizes em ver que você continua disseminando as idéias de construção de valores que sempre nos preocupamos aqui no Alceu.
Abraços
Colegas do Alceu Carvalho